Entenda
Negociação entre Globo e Palmeiras pode se estender e causar apagão de TV
Há uma prioridade das duas partes em tentar fechar um acordo o mais rápido possível

Publicado em 25/04/2019 20:09

Foto/Reproducao

Do UOL - Torcedores palmeirenses devem enfrentar um apagão de transmissão de TV nos jogos do clube caso as negociações entre Globo e o Palmeiras se prolonguem durante o Brasileiro. As alternativas que eram negociadas como paliativo, acordo jogo a jogo ou transmissão online, estão praticamente descartadas por travas das duas partes. Clube e emissora continuam negociando intensamente para tentar fechar um contrato definitivo.

A Globo já fechou contrato de TV Aberta com os outros 19 clubes do Brasileiro, e tem 18 no pay-per-view (além do Palmeiras, não tem o Athletico-PR). A negociação da emissora com o Palmeiras está travada por pontos explicados pelo UOL relacionados ao pay-per-view e à cláusula de redução de contrato, embora tenham existido avanços.

Há uma prioridade das duas partes em tentar fechar um acordo o mais rápido possível. Mas partes envolvidas na negociação já admitem que a negociação pode se estender durante o Brasileiro, sendo fechada apenas no meio da competição. Isso porque novas conversas essas semana não conseguiram afastar todas as discordâncias.

O Palmeiras estreia diante do Fortaleza, com transmissão da Turner. Mas, na segunda rodada, enfrenta o CSA em Maceió, o clube alagoano tem acordo com a Globo.

Pois bem, neste caso, o Palmeiras pensava em alternativas para não deixar seu torcedor sem transmissão. Entre elas, estava negociar jogo a jogo com a Globo. Mas o blog apurou que isto tornou-se difícil.

Do outro lado, o clube tem pronto um canal de streaming que poderia ser usado para transmitir esses jogos online. O problema é que o Palmeiras não tem os direitos de exibir os adversários, direito este que pertence à Globo. Está descartado a princípio que a emissora faça uma cessão.

Neste cenário, a principal aposta para o torcedor palmeirense que quiser assistir a todos os seus jogos é em um acordo do clube com a Globo. Ambas as partes sabem que perdem dinheiro se não fecharem um contrato. Mas a emissora entende que também economizaria com a compra dos direitos, e o clube analisa que é importante manter sua posição. Os dois lados ainda consideram possível um acordo às vésperas do Brasileiro que impeça o apagão.